Overblog
Edit post Follow this blog Administration + Create my blog

Mercado Bitcoin e suas desculpas

May 8 2019


Mercado Bitcoin e suas desculpas
Fonte: mercadobitcoin.com.br

Quando comecei a operar Bitcoin, a corretora supracitada foi, por um tempo considerável, minha principal escolha devido a algumas razões: a plataforma, até então, jamais havia enfrentado nenhum problema de instabilidade mais sério, ainda que em momentos de pico. O fato de ela, à época, ser uma das poucas que trabalhavam com Litecoin era um diferencial.

Por mais que o Mercado Bitcoin tenha uma história bastante esquisita e mal explicada durante seu início, de acordo com diversas conversas no Bitcointalk, o maior fórum de criptomoedas do mundo, quis dar uma segunda chance.

Leandro César, até onde minhas pesquisas me levaram, até hoje não se responsabilizou pelo rombo financeiro que abalou vários de seus clientes. Rodrigo Batista, atual CEO da empresa, informa não estar vinculado à suposta fraude ocorrida em meados de 2014. Comprou, aparentemente, a corretora durante o escândalo e investiu pesadamente em publicidade para limpar a péssima imagem deixada aos veteranos.

Enviei uma reclamação à corretora, uma vez que levaram praticamente duas horas para enviar minha solicitação de transação entre carteiras à blockchain. Visto que, no momento em que a operação foi efetuada, a rede estava com pouco menos de 4 mil transações não confirmadas, era óbvio que congestionamento de rede passava longe de ser uma hipótese. Perguntei, também, qual seria a previsão de implementação da SegWit na carteira da corretora.

Fui surpreendido, no entanto, com uma resposta bastante inconclusiva e inacreditável, conforme segue. Somente corrigi alguns erros de português que estavam me incomodando:

Olá, Rafael, tudo bem?
Verifiquei que a sua retirada de BTC foi concluída. Lembre-se que a demora da conclusão do seu envio depende principalmente dos mineradores, após você autorizar a retirada no link que recebe em seu e-mail.
Não temos prazo para instituir o Segwit.
A tecnologia do Bitcoin está em seu começo no Brasil, e como toda novidade, em qualquer mercado isso implica em um custo maior.
No Brasil, esse custo é ainda maior que em outros países por conta dos altos impostos.
Manter uma bolsa de bitcoin implica em investimentos muito altos em tecnologia e segurança, dado que temos que ter uma tecnologia melhor até que a de bancos. Você pode saber mais sobre nossa segurança em https://www.mercadobitcoin.net/seguranca/.
Nós somos a exchange com maior número de clientes no Brasil e nossa mão de obra é altamente especializada.
Toda a equipe trabalha com dedicação para garantir os processos seguros, eficientes, com nosso site operando 24hs por dia (sem interrupções) e esse trabalho é retribuído com salários justos e mesmo assim nosso salário ainda é bem menor do que ganharíamos trabalhando em bancos, ou mesmo dando aulas, por exemplo.
Você pode conhecer melhor nossa equipe em:https://www.mercadobitcoin.com.br/quem-somos/ e ela merece ser paga decentemente.
Espero ter sanado sua dúvida.

Acredito que a prezada funcionária da empresa, cujo nome não vou publicar aqui, não compreendeu corretamente minha dúvida, ou foi comandada a enviar um texto padrão por seus superiores, sem acrescentar detalhes pertinentes.

A transação, assim que foi enviada à blockchain, foi concluída em menos de dez minutos. A rede ia muito bem. O que questionei foi a lentidão da própria corretora em simplesmente enviar a solicitação de transação à blockchain. Quanto a isso, não obtive resposta. Quando empresas não querem assumir falta de perícia na resolução de determinados problemas, tende a dar respostas genéricas como essa.

O que mais me incomodou, no entanto, não foi não me terem respondido uma de minhas perguntas, mas o que veio a seguir:

Toda a equipe trabalha com dedicação para garantir os processos seguros, eficientes, com nosso site operando 24hs por dia (sem interrupções) e esse trabalho é retribuído com salários justos e mesmo assim nosso salário ainda é bem menor do que ganharíamos trabalhando em bancos, ou mesmo dando aulas, por exemplo.

“Peraê”, mocinha. Como Jack, o Estripador diria: “vamos em partes”.

A Mercado Bitcoin, à data de escrita deste artigo, opera com a maior taxa do Brasil em depósitos e saques em Reais (1,99% + 2,90 para ambos os tipos de operação), quase empatada com a BitcoinToYou (1,89%).

As operações limitadas até que tem uma taxa razoável (0,30%), enquanto que as operações a mercado possuem o segundo maior valor do país (0,70%), perdendo apenas para a Bitcâmbio (0,99% para ambos os tipos de transação).

Em síntese: não é uma corretora nada barata. E possui, segundo eles próprios, o maior número de clientes cadastrados no Brasil, apesar de existirem outras mais eficientes em atendimento e com taxas mais competitivas, como BitcoinTrade, Walltime e FlowBTC. Motivos? Não se sabe ao certo.

Segundo relatório emitido pelo BitValor em dezembro de 2017, o marketshare da Mercado Bitcoin ficou em segundo lugar (32,7%), perdendo somente para a FoxBit (41,5%).

A FoxBit já implementou a SegWit em sua carteira, enquanto a Mercado Bitcoin, sabe-se lá por quais motivos, ainda não o fez; sequer uma previsão foi informada. A corretora com o maior número de clientes em território nacional já deveria ter algum planejamento no que tange a implementação de uma tecnologia tão benéfica.

Quanto aos salários, lamento informar: se estão insatisfeitos, que procurem os bancos tradicionais. Ou invadam a sala de Rodrigo Batista e solicitem um aumento. Se você entende que o que recebem mensalmente é “justo”, a comparação se torna imediatamente infeliz e desnecessária.

Querem subentender, através de coitadismos, que tudo é muito caro no Brasil, que ninguém é pago como gostariam porque a empresa não é lucrativa o suficiente para tal? Façam-me o favor e contratem um jornalista, de preferência formado, para elaborar com mais propriedade suas desculpas. Corretoras muito menores, como a BitcoinTrade, operam com taxas menores, não cobram por depósitos e, ainda por cima, estão investindo pesadamente em inovações técnicas. É a única corretora, no momento, que possui aplicativo próprio para celular.

Dou-me o direito de ser repetitivo: vocês, que praticam uma das maiores taxas do Brasil e que possuem o maior número de clientes se comparados às corretoras tupiniquins, ainda não se programaram para tomar tais iniciativas? Falta de dinheiro, talvez? Por isso seus funcionários reclamam que ganham um salário “justo”, mas que poderiam estar ganhando muito mais em um banco?

A funcionária, curiosamente, comentou que dar aulas é mais lucrativo que trabalhar na empresa. Provavelmente verificou nas redes sociais que sou sócio-fundador da Escola do Bitcoin, um curso online de trading para iniciantes. Caso negativo, grande coincidência. Novamente, comparação infeliz; sabe por que é errado comparar o salário de um técnico em enfermagem com o de um engenheiro civil? Porque são dois trabalhos completamente distintos. Formações distintas. Prezada: às vezes, falar menos é falar mais.

Talvez tenha se tornado cômodo para vocês possuir tamanha notoriedade, mesmo que oferecendo menos que algumas de suas principais concorrentes. Os frutos da letargia são todos colhidos em longo prazo. E costumam ter sabor amargo.

No mais, espero que vocês, enquanto há tempo, resolvam os problemas do passado, trabalhem com taxas mais justas, implementem novas tecnologias que os diferenciem dos demais e que aprendam a dar desculpas mais elaboradas do que este e-mail mal escrito que me foi enviado. Ou a imagem de vocês, que ficou pesadamente manchada em 2014, continuará assombrando a casa até que todos saiam correndo porta afora.

Share this post
Repost0
To be informed of the latest articles, subscribe:
Comment on this post